Entenda como funcionam os grupos de apoio

Participar de grupos e instituições de apoio pode ajudar muito durante o tratamento, principalmente no começo, logo após o diagnóstico, pois é a fase em que o paciente tem mais dúvidas. Esses grupos estão à disposição para responder todas as suas dúvidas e sanar os medos e incertezas que são comuns ao longo do caminho. (mais…)

Quais são os meus direitos?

Entre os diversos “sacrifícios” que paciente e família fazem para a realização do tratamento e acompanhamento do quadro de saúde, estão o deslocamento de casa até o centro de tratamento, comprar remédios, consultas, exames e diversas outras etapas que exigem tempo e dinheiro.

Por isso, a legislação prevê alguns benefícios e amparos concedidos ao paciente, para que ele tenha maior acessibilidade ao tratamento e facilidade de continuar em busca da cura.

Saiba mais: (mais…)

Devo tornar o diagnóstico algo “restrito” aos mais próximos?

Não é raro ter que conviver com o sentimento de “pena” por parte de algumas pessoas. Isso pode fazer com que nos sintamos mais introvertidos e desconfortáveis no convívio social (passear no shopping, participar de festas, etc.).

Diversos pacientes pensam em tornar a doença conhecida apenas por pessoas muito próximas, como familiares e amigos mais íntimos, que serão mais atenciosos e entenderão melhor a situação. (mais…)

É necessário ter uma alimentação específica ou praticar atividades físicas?

O ideal seria que todos se preocupassem em manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, independentemente da situação.

Mas, infelizmente, não é isso o que acontece e, em muitos casos, esses fatores acabam pesando muito para o surgimento de doenças ou dificuldades no tratamento. Entenda: (mais…)

Quais os principais cuidados que preciso ter com uma criança com câncer?

Por ainda não terem conhecimento de mundo a ponto de entender a gravidade da situação, as crianças diagnosticadas com câncer precisam muito da ajuda dos pais, responsáveis e médicos.

Confira quais são os principais cuidados a serem prestados neste momento: (mais…)

Como direcionar o pensamento do paciente para a cura, e não para a doença?

O câncer é uma doença muito temida, principalmente por conta de sua agressividade e pelas dificuldades no tratamento. Uma coisa é certa: encará-lo de uma forma otimista não é fácil.

  • Contudo, essa atitude deve ser exercitada sempre.

(mais…)

Como ajudar outras pessoas durante o meu tratamento e após a cura do câncer?

Diferentes pessoas têm diferentes reações após o diagnóstico do câncer. Mas o que deve ser comum a todas é o otimismo e a esperança, enquanto ainda existirem motivos para acreditar.

É por isso que pessoas que lidam melhor com a situação devem se esforçar para inspirar outras pessoas na busca pela cura, para ajudá-las em um momento tão difícil, em que só quem conhece realmente sua situação poderá ajudar. (mais…)

Como ajudar um paciente diante das poucas chances de cura?

Lidar com pacientes com poucas chances de cura ou em estado terminal não é uma tarefa fácil, mas é algo necessário. Assim, é importante saber como agir, como cuidar e, principalmente, saber a importância de se apoiar a pessoa que está passando por esse momento. Confira algumas dicas! (mais…)

Como lidar com o câncer na juventude?

Cada um reage ao diagnóstico de câncer de uma maneira diferente, mas o fato de que este é um momento muito difícil é comum para todos. Independentemente da idade, da religião, do sexo ou da cultura, o câncer vem para mudar perspectivas de forma permanente.

Se você é jovem, então, essas mudanças parecerão ainda maiores! Uma vida repleta de compromissos, de festas, estudos e preocupações com o futuro terá o agora como foco principal. Sim, muita coisa mudará. Seus pensamentos, sua rotina, suas motivações. (mais…)

Meu emocional pode interferir no tratamento?

Muitas dúvidas e sentimentos passam por nossa cabeça após o diagnóstico: como será a vida daqui para frente, como lidar com a doença e como falar para a família e amigos.

Seu estado emocional fica visivelmente abalado com tantos medos, pensamentos…

Nesse momento, você precisa de todo apoio possível. (mais…)