Ceia de natal para pacientes com câncer

Assim como faz em seu dia-a-dia, o paciente em quimioterapia e radioterapia precisa prestar atenção ao que consome, quando o assunto são as tão esperadas festas de fim de ano.

Os dias podem até ser diferentes de outros, mas os cuidados com a alimentação e  a atenção com a saúde devem se manter os mesmos sempre!

Lembre-se de selecionar muito bem o cardápio nesses dias, para que possa comemorar da melhor forma possível.

 

De acordo com especialistas, não há, de modo geral, proibições quanto à alimentação. A orientação é somente evitar excessos durante a alimentação e itens gordurosos, pois eles podem potencializar efeitos indesejados da quimioterapia, como náuseas, enjoos e diarreia

.

Os alimentos muito gordurosos, como rabanada, coxa de frango com pele, carne vermelha, além dos embutidos, dependendo do paciente, podem causar mal-estar. Por isso, opte por porções reduzidas e coma em intervalos pequenos. Comece com as saladas, queijo branco, nozes, castanhas e frutas.

Ao se preparar uma ceia de natal para pacientes com câncer é importante ter atenção a algumas medidas: em relação às carnes, opte por carnes magras, como frango, e, se possível, grelhadas. Se for comer peru, prefira a parte do peito e retire a pele. Asse com uma pouca quantidade de óleo. Lombo suíno também pode ser uma boa pedida, mas ele deve ser assado.

 

Em relação ao consumo de bebidas, prefira sucos naturais (não os de caixinha), ao invés de refrigerantes, e fuja das bebidas alcoólicas, pois o álcool pode contribuir para piorar as lesões na boca e dificultar a cicatrização.

 

Dica importante: se for passar o Natal ou o Ano Novo em algum restaurante, certifique-se de que seja confiável e não consuma alimentos crus.

 

Fonte: Instituto Vencer o Câncer

Saiba mais

Você sabia que o frio pode prejudicar o tratamento? Sim, o frio pode prejudicar o tratamento e pacientes oncológicos devem ter cuidado redobrado nas épocas de inverno! Nestes períodos a circulação de vírus que causam infecções ...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *