Como lidar com o preconceito?

A sensação de ter recebido uma “sentença de morte” após o diagnóstico de câncer acontece, principalmente, por causa da falta de informação e do preconceito, que só atrapalham o tratamento.

Pessoas que já venceram o câncer dizem que um dos piores problemas do tratamento, que não se manifesta no corpo, é o abandono da família e amigos.

 “… as pessoas não convidam gente doente para festa nem para comer fora. Querem pessoas saudáveis e felizes…”, diz uma paciente.

Uma vez ouvi de uma paciente com câncer que me disse que foi abordada por uma senhora em um shopping que a recomendou usar uma peruca “para não chocar a sociedade”.

Sem contar que algumas pessoas têm até medo de contágio!!!

Mas nós acreditamos que, aos poucos, está acontecendo uma mudança no comportamento das pessoas, e existem instituições que trabalham para que cada vez mais o preconceito seja algo do passado.

No ano de 2013, o GRAACC lançou um projeto em que personagens de desenhos infantis famosos, como os da Turma da Mônica, por exemplo, apareciam carecas.

Além deles, fizeram parte da ação personagens como Popeye, Olívia Palito, Snoopy, Hello Kitty, Garfield, e outros. Eles apareceram em um vídeo onde crianças com câncer falam sobre o preconceito e sobre como ver os personagens também carecas as ajudava a lidar com a doença.

Independentemente de qual for a situação em que você se encontrou, ignore. Confie no seu tratamento, nas pessoas que você ama e que estejam perto de você.

  • Infelizmente o mundo é um lugar com muitos preconceitos, e devemos fazer nossa parte de conscientização!
[…]
http://www.kimeo.com.br/wp-content/uploads/2017/03/como-lidar-com-o-preconceito.jpg

Saiba mais

Meu emocional pode interferir no tratamento? p {padding-bottom: 2%;} Muitas dúvidas e sentimentos passam por nossa cabeça após o diagnóstico: como será a vida daqui para frente, como lidar com a doença e como falar para a ...
Entenda como funcionam os grupos de apoio Participar de grupos e instituições de apoio pode ajudar muito durante o tratamento, principalmente no começo, logo após o diagnóstico, pois é a fase em que o paciente tem mais dúv...
O que fazer quando as chances de cura são pequenas? p {padding-bottom: 2%;} Receber o diagnóstico não é (nada!) fácil. Mas, saber que as chances de cura são pequenas pode ser devastador. Desapontamento, desesperança, até desesper...
Como ajudar outras pessoas durante o meu tratamento e após a... p {padding-bottom: 2%;} Diferentes pessoas têm diferentes reações após o diagnóstico do câncer. Mas o que deve ser comum a todas é o otimismo e a esperança, enquanto ainda exist...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *