frio pode prejudicar o tratamento

Você sabia que o frio pode prejudicar o tratamento?

Sim, o frio pode prejudicar o tratamento e pacientes oncológicos devem ter cuidado redobrado nas épocas de inverno!
Nestes períodos a circulação de vírus que causam infecções respiratórias (gripes e resfriados) fica facilitada porque há mais concentração de pessoas em lugares fechados, e como o sistema imunológico do paciente fica enfraquecido por conta da doença e do tratamento, é importante se prevenir.

Nesse período onde sua imunidade pode estar comprometida não se esqueça de lavar as mãos sempre que chegar de ambientes populosos, como transporte público. Também deve-se evitar contato com pessoas doentes, sobretudo aquelas com febre.

 

  • Ter um álcool em gel na bolsa é sempre uma boa ideia!

Além disso, alguns tipos de quimioterápicos aumentam a sensibilidade ao frio, exigindo também cuidado especial do paciente durante o inverno, quando as crises se intensificam. Esses medicamentos podem causar pequenas modificações nas fibras nervosas, o que os médicos chamam de neuropatia.
Adotar alguns cuidados simples pode ajudar a passar melhor por esse período, como agasalhar-se bem, usar luvas e meias para manter as mãos e pés aquecidos, usar toucas ou gorros de lã (principalmente se a quimioterapia provocou queda de cabelo), não esquecer de passar protetor solar (mesmo que não haja sol), pois a pele fica sensível, e ampliar o consumo de bebidas quentes.

 

-> Esse último é fácil, quem vai negar um belo chocolate quente?

 

 

Leia artigo completo: Instituto Vencer o Câncer

 

Saiba mais

Ceia de natal para pacientes com câncer Assim como faz em seu dia-a-dia, o paciente em quimioterapia e radioterapia precisa prestar atenção ao que consome, quando o assunto são as tão esperadas festas de fim de ano. O...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *