Entenda como funcionam os grupos de apoio

Participar de grupos e instituições de apoio pode ajudar muito durante o tratamento, principalmente no começo, logo após o diagnóstico, pois é a fase em que o paciente tem mais dúvidas. Esses grupos estão à disposição para responder todas as suas dúvidas e sanar os medos e incertezas que são comuns ao longo do caminho.

Como funcionam os grupos de apoio?

Esses grupos têm a proposta de unir pessoas com o mesmo ideal: vencer o câncer. Assim, é trabalhada a relação interpessoal e diferentes formas de apoio na trajetória desde o diagnóstico até o fim do tratamento.

Além disso, muitos grupos buscam instruir o paciente de diferentes formas, dando um suporte completo durante o tratamento. Essas instruções passam por hábitos de saúde, como alimentação e higiene, e chegam, inclusive, aos direitos que o portador de câncer tem.

Outro ponto importante tocado pelos grupos de apoio é a relação familiar. Incentivar e motivar o paciente a estar sempre perto da família e dos amigos é muito importante e faz parte da busca pela cura. Essas são as pessoas que estarão sempre dispostas a conversar, ajudar e incentivar o paciente durante as várias fases do câncer.

Por que é importante participar de grupos de apoio?

A resposta para essa pergunta varia para cada pessoa, porque, apesar de todas estarem passando pela mesma doença, as situações e realidades diferem entre elas. Contudo, a motivação deve ser sempre a mesma: obter toda a ajuda necessária durante o tratamento.

Muitas pessoas procuram grupos de apoio para saber como cuidar da saúde durante as fases do câncer, outras buscam conhecer pessoas que estão passando ou já passaram pela mesma situação que elas, outras, ainda, pretendem ter diferentes companhias na caminhada.

A verdade é que os grupos de apoio são uma grande rede de ajuda mútua. Várias pessoas se ajudando entre si e fortalecendo umas às outras na busca pela cura? Você faz parte de algum grupo ou gostaria de indicar para alguém próximo? São muitas opções, como Abrale, Instituto Vencer o Câncer, o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), entre outros.

Se você também gosta de um contato digital, o Kimeo pode te ajudar! Confira nosso aplicativo e junte-se a outras pessoas no combate ao câncer, além de obter muitas informações úteis e confiáveis!

http://www.kimeo.com.br/wp-content/uploads/2017/03/entenda-como-funcionam-os-grupos-de-apoio.jpg

Saiba mais

Meu emocional pode interferir no tratamento? p {padding-bottom: 2%;} Muitas dúvidas e sentimentos passam por nossa cabeça após o diagnóstico: como será a vida daqui para frente, como lidar com a doença e como falar para a ...
Como direcionar o pensamento do paciente para a cura, e não ... p {padding-bottom: 2%;} O câncer é uma doença muito temida, principalmente por conta de sua agressividade e pelas dificuldades no tratamento. Uma coisa é certa: encará-lo de uma...
Fui diagnosticado com câncer! E agora? p {padding-bottom: 2%;} Receber o diagnóstico do câncer é difícil e demora um pouco para assimilar a informação e lidar com ela. Tantas coisas que passam pela nossa cabeça que s...
Como ajudar outras pessoas durante o meu tratamento e após a... p {padding-bottom: 2%;} Diferentes pessoas têm diferentes reações após o diagnóstico do câncer. Mas o que deve ser comum a todas é o otimismo e a esperança, enquanto ainda exist...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *