É necessário ter uma alimentação específica ou praticar atividades físicas?

O ideal seria que todos se preocupassem em manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, independentemente da situação.

Mas, infelizmente, não é isso o que acontece e, em muitos casos, esses fatores acabam pesando muito para o surgimento de doenças ou dificuldades no tratamento. Entenda:

Hora de Realçar o Paladar

Um nutricionista pode ajudar a elaborar pratos ricos em nutrientes e que diminuem as complicações do tratamento. Isso pode equilibrar o ganho de peso e estimular o apetite. Também pode ser feita a implementação de suplementos em casos de desnutrição e perda de peso “descontrolada”.

Além disso, sempre é melhor comer pouco do que não comer nada. Por isso, indica-se que as refeições sejam fracionadas, em porções pequenas, ao longo do dia. Mastigar devagar e comer menos são práticas que costumam combater enjoos.

Como o paladar acaba sendo modificado, aguçar sua percepção também é importante e enxaguar a boca com água ou chá de camomila antes das refeições são meios eficientes para isso. Pratos visualmente agradáveis e com sabores “reforçados” por temperos naturais também são ótimas indicações!


Estimular os Exercícios

É comum a orientação de repouso para pacientes com câncer, geralmente debilitados por conta da doença. Mas, seguindo as orientações médicas de forma correta, esses pacientes podem adotar a prática de atividade física, moderada, sempre acompanhada por profissional qualificado. Isso pode ajudar a melhorar a disposição corporal, favorecendo a qualidade de vida.

  • Vale lembrar que para cada caso será feita uma recomendação, de acordo com as possibilidades do tratamento.

Portanto, concentre-se em adequar todos os seus hábitos ao seu novo ritmo de vida. Lembre-se de que é você quem deve tomar o controle do câncer, e não o contrário. Manter a saúde sempre preparada e reforçada certamente te ajudará muito nesse processo.

 

Alimente-se bem, ponha seu corpo para trabalhar e se mantenha firme nessa luta!

http://www.kimeo.com.br/wp-content/uploads/2017/03/%C3%A9-necess%C3%A1rio-ter-uma-alimenta%C3%A7%C3%A3o-espec%C3%ADfica-ou-praticar-atividades-f%C3%ADsicas.jpg

Saiba mais

Como preservar a fertilidade feminina A perda da fertilidade feminina é bastante comum em mulheres que iniciaram o tratamento do câncer por meio de quimioterapia e radioterapia, armas sem dúvida fundamentais na luta co...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *